Asma Brônquica

Doença inflamatória crónica dos brônquios

Tratamento da asma brônquica

O tratamento efectivo da asma fundamenta-se em 4 componentes básicos: medidas objectivas da função pulmonar, terapia farmacológica, medidas ambientais para controlo de alergénos e substâncias irritantes e orientação do paciente. (Coutinho, E., 2005)

A asma é uma doença que, embora sem cura, pode ser controlada. Existe, basicamente, dois tipos de medicamentos que são usados no tratamento da asma: os preventivos ou anti-inflamatórios e os aliviadores ou broncodilatadores. Os preventivos ou anti-inflamatórios são os que tratam a causa da asma: a inflamação dos brônquios. Os aliviadores ou broncodilatadores são aqueles que tratam a consequência da asma: o estreitamento dos brônquios, agindo nos músculos desses brônquios e provocando o relaxamentos deles.

Assim, na crise aguda, empregamos medicamentos que abrem rapidamente os brônquios - broncodilatadores. Estes podem ser veiculados através de “bombinhas” pressurizadas ou por nebulizações. Estes medicamentos só devem ser utilizados como drogas de resgate, ou seja, quando há crises agudas de falta de ar. (Filho, P.) A asma é considerada uma doença inflamatória. Deve ser tratada portanto, com anti-inflamatórios. Usamos os anti-inflamatórios a partir da asma ligeira persistente, de forma contínua, mesmo quando o paciente encontra-se fora de crise (sem dispneia), pois mesmo assim sabe-se que existe inflamação. (Filho, P.) Existem pelo menos três grupos de medicamentos anti-inflamatórios utilizados na asma (Filho, P.):

Além dos broncodilatadores de “curta duração de acção”, utilizados nas crises agudas de asma, dispomos de um grupo composto por duas substâncias de “longa duração de acção”. Estes são prescritos a cada doze horas, por vezes apenas à noite (asma nocturna), porém sempre associados ao corticóide por inalação. São indicados para a asma crónica, nos estágios moderada persistente e grave. Jamais são utilizados para tratamento meramente sintomático. Para a inalação dos broncodilatadores e antiinflamatórios existem vários dispositivos:

Tratamento da asma brônquica

Fig. – Dispositivos para inalação do tratamento